31º Domingo do Tempo Comum – Ano B

0
505
Cura do surdo mudo
Foto reprodução

“Na missa com crianças de hoje irá nos ensinar que o primeiro mandamento da nossa vida é este “ Amar a Deus sobre todas as coisas “ e o segundo “Amar aos irmãos “ “

– Missa com criança da semana:  Amar a Deus e aos irmãos

– Evangelho: Mc 12,28b-34

Acolhida – Boa noite queridas, crianças.( Desenhar cartazes ou lâminas com as cenas que se seguem )

Meninas e meninos , hoje eu tenho umas perguntinhas para vocês me responderem, vocês topam ? Vamos lá ? Olhem então algumas cenas no retro .

Vejam  : aquele  é o sol , a lua , as estrelas, os planetas .. o universo  . Quem foi que criou tudo isso?

E aquilo ali , não são animais? Cachorrinhos que gostamos , passarinhos , coelhinhos . Quem foi que criou tudo isso? Ah, muito bem! Foi Deus. E vocês gostam dos animais ?

Vamos continuar olhando : agora vemos peixes e mais  peixinhos , de todas  as espécies , cores, tamanhos e muitos, nos oferecem sua carne , seu óleo, para que possamos sobreviver .  Vocês já haviam pensado nisso ?

Quem é que fez tudo isso?  Ah , foi Deus de novo  . E fez pra quem?

Vamos ver outra cena, olhem bem: são rios, fontes de água  bem límpidas . Quem fez as águas dos mares, rios, lagos e oceanos? E para quem foi que Deus fez estas  águas?

Agora vejam: frutas, verduras, plantas de todas as espécies e sabores . Quem fez as plantas que tanto nos auxiliam no nosso dia a dia  durante toda a nossa vida? Foi Deus. E para quem foi que Ele fez tudo isso?

Mas ainda tem uma coisa melhor ainda, vamos ver ? Esta aqui é a mamãe, este  é o  papai. Quem fez essas pessoas maravilhosas?

Ah, também foi Deus  quem fez essas pessoas maravilhosas . E Ele  fez para quem essas pessoas ?  Fez para você . Para que você não fosse sozinho.

Sabemos crianças que existem milhares de outras coisas lindas  pelo nosso mundo e, mais uma vez, eu pergunto a vocês : Quem foi que fez tudo que existe entre o céu e a terra ?

Foi Deus, não foi? E para quem foi que Ele fez?

Ele fez  tudo isso para nós, por nós… e então ,crianças, eu indago: Deus é um pai que nos ama muito e nos deu tudo isso e muito mais.  Qual é o sentimento que todos nós devemos ter para com Ele? Devemos odiá-lo ou amá-lo?

Amar a Deus sobre todas as coisas. Vamos repetir? “Nós devemos amar a Deus sobre todas as coisas”, porque Ele é um pai amoroso que nos ama acima do céu e da terra, acima de tudo que Ele criou.

Hoje, nossa celebração, irá nos ensinar justamente isso que o primeiro mandamento da nossa vida é este “ Amar a Deus sobre todas as coisas “ e o segundo “Amar aos irmãos “

Em pé, com muita alegria, vamos todos cantar bem bonito pra esse Deus que nos ama tanto.

Ato penitencial – (Lâminas com as situações descritas )

Aprendemos com nosso pais  que devemos amar a Deus acima de todas as coisas .

A quem mais devemos amar?

Jesus hoje nos ensina o maior de todos os mandamentos “ Que devemos amar a Deus de todo o nosso coração , de toda a nossa alma e de todo o nosso entendimento “ e nos deu o segundo mandamento também, “ Amarás o teu próximo como a ti mesmo “.

Bom,são dois mandamentos principais. Quem os seguem tem de presente o céu, a vida eterna.

Mas vamos entender que “próximo” é esse que devemos amar, perdoar e ajudar a ser melhor a cada dia?

Olhem só : aquele preso é nosso próximo ? A gente o ama? Mas ele é o nosso próximo sim , a gente pode não amar o crime que ele fez , mas a gente tem que amar e perdoar o ser humano que ele é .

Aquele menino pobre que pede esmola na rua, ele é nosso próximo? Nós o ajudamos ? Se ajudamos porque ele continua na rua pedindo esmola ?

Aquele velhinho ali está no asilo, ele é o nosso próximo ? A gente sempre o visita , o ajuda em suas necessidades  ? E os velhinhos da nossa casa , a gente respeita e os ajuda também  ?

Aqueles ali são doentes. Esse ai  tem aids , esses tem câncer . Eles são nossos próximos? Procuramos  ajudá-los ?Ou pelo menos visitá-los ?

E esses pobres são nossos próximos? Nós os ajudamos  dentro de suas necessidades? Ou eles continuam a margem da sociedade , lutando sozinhos  , enterrando seus mortos sozinhos  …sem a ajuda de todos nós?

E pelo mundo !? As vítimas das catástrofes da natureza , dos furacões , dos terremotos , das enchentes , da seca , são nossos próximos ? Ao menos rezamos por eles ? Pedimos a Deus por suas vidas , pelos seus sofrimentos ?

Como é que podemos dizer que amamos a Deus se não amamos as criaturas , nossos irmãos , nosso próximo como devemos e, muitas vezes, nem sabemos quem é o nosso próximo ? ?

Como é que podemos pedir a Deus seu perdão se a gente não aprendeu a perdoar aos nosso irmãos que erram ?

Como é que podemos pedir perdão a Deus se nem ao menos demonstramos amá-lo também ?

Só que temos certeza do amor de Deus para conosco, sabemos  disso porque aprendemos  que um Deus que nos oferece o seu filho mais amado , é porque nos ama demais , por isso devemos  pedir perdão.

Vamos então pedir a Deus a graça de seu perdão e a ajuda necessária pra amar sempre mais e mais e vamos fazê-lo cantando  .

Leitura – Agora, crianças, alegria geral! Deus irá nos falar e suas palavras nos revelam como Ele é amoroso com todos e, principalmente, com aqueles que sofrem violência e discriminação. Vamos ouvir bem atentos nossa leitura de hoje.

Aclamação: Hoje nós já falamos aqui os dois maiores mandamentos . Vamos nos lembrar quais são ?

1º – Amarás a Deus de todo o teu coração , de toda a tua alma e de todo o teu entendimento .

2º – Amarás  ao teu próximo como a ti mesmo .

Esses , são mandamentos que Jesus hoje irá nos ensinar e que devemos vivenciá-lo por toda a nossa vida .

Com alegria de quem ama o Senhor, vamos todos ficar em pé e cantar o canto  da aclamação .

Ofertório –(montar como um quebra cabeça partes de um coração  grande e bem bonito que chame atenção das crianças)

Hoje, senhor, queremos oferecer algo simples, talvez pequeno em seu tamanho, talvez só seja um sinal que representará nossos sentimentos , mas de grande valor sentimental pra nossas vidas .

Queremos oferecer um coração aberto a acolher o seu amor….

Um coração vivo cheio de amor pra dar…

Um coração que quer abrigar a presença do irmão, do semelhante seja ele quer for  …

É um coração missionário que enfrente sua missão de amar, que ensine a outros a também amar e que faça com que outros  trabalhem em sua causa.

Nós só temos este coração… Simples, com o um desejo grande de seguir seus mandamentos.. de amá-lo eternamente e de se colocar a serviço do irmão em seu exercício de doação e servirço.

Este  coração é que queremos hoje oferecer , junto ao pão e ao vinho .. um coração criança que jamais se  esqueceu que seu pai hoje é o mesmo  é  o Papai do Céu de sempre .

Vamos cantar com alegria o canto do ofertório?

Comunhão – Hoje crianças aprendemos a ver  o quão grande deve ser nosso amor por nosso Deus . Ele não tem dimensões de tamanho , pode ser que ele seja deste tamanho aqui ( estender os braços) ,deste não que é pequeno .. Ele deve ser do tamanho do mundo e eterno… Por isso, com alegria vamos celebrar esse amor cantando e participando da eucaristia.

Ação de graças – (Pode-se também cantar a música do padre Zezinho .. Amar como Jesus amou )

Crianças, hoje, aprendemos que só o amor pode transformar as pessoas. Mas como é difícil amarmos alguém  quando ainda nem descobrimos como amar ao nosso Deus,  e nem  ao menos conhecemos esse outro não é memso ?  Eu pedir a  vocês então que conheça o outro , olhem para esse seu irmão que está ao seu lado , agora na nossa celebração olhem o outro e diga a ele. “Eu te amo, meu irmão, eu te amo, minha irmã. Somos da grande família de Deus, somos irmãos, somos aqueles que acreditamos nos Cristo Ressuscitado, por isso, somos os escolhidos de Deus.”

PARA QUE ESSE AMOR por Deus cresça a cada dia , e pelo irmão também que hoje aprendemos a conhecer , vamos pedir a Nossa Senhora que foi capaz de amor acima do possível, para nos ensinar a sermos semelhantes a ela, vamos pedir sua intercessão para sermos tão amáveis como ela e tão fieis a Deus como ela o foi. Vamos todos rezar a oração da Ave Maria …

Historinha para o teatro da semana:

Chapeuzinho vermelho

Personagens – Vovó , mãe da Chapeuzinho , Chapeuzinho , lobo , caçador , sapinho

Quem conhece a historinha do Chapeuzinho vermelho?

Ah todo mundo sabe ela de cor e salteada, mas pra ficar diferente eu troquei um pouco as bolas. Vejam só .

Esta menina tão linda se chama Chapeuzinho Vermelho. Ela vivia estudando a Bíblia todos os dias,sem se cansar e recitando de cor e salteado os mandamentos de Deus

Chapéu- 1º – Amar a Deus sobre todas as coisas

2º – Não tomar seu santo nome em vão

3º Guardar domingos e festas

4º -Honrar pai e mãe

Narrador –   E assim ela repetia e repetia toda hora os mandamentos. Mas ela tinha uma vontade muito grande de entender pra que é que servia esses mandamentos e, porque eles eram tantos –10!.

Outro dia, enquanto  recitava os mandamentos sua mãe a chamou :

Mãe __Chapeuzinho Vermelho… Chapeuzinho Vermelho ?! Onde está  essa menina que não me responde?

Chapéu___ Ah, mãe… “tô” aqui lendo sobre esses mandamentos.

Mãe __Menina, deixa isso pra lê  depois e vá correndo até a casa de  sua vovó levar pra ela o título de eleitor porque hoje é dia do segundo turno da eleição  e ela precisa dele pra votar .

Chapéu _ Mas , mamãe ….eu estava……

Mãe __ ”Num tava” coisa nenhuma menina , vá depressa e correndo e não passe para caminho daquele lobo maldoso que gosta de encher a cabeça dos outros de minhocas .

Chapéu _ Pode deixar mamãe , eu vou levar o que me pediu  , já que a vovó anda doente e não pode mais andar tão depressa quanto antes .

Narrador -E pela estrada afora, foi chapeuzinho cantando feliz da vida…

Chapéu – Pela estrada  afora

Eu vou bem contente

Levar esse titulo

Pra vovó  doente

O caminho é longo

O caminho é deserto,

E o lobo mal

Passeia aqui por perto

Mas à tardinha

Junto à vovozinha estarei contente.

Narrador -E não foi que a menina caminhando pela estrada encontrou sabem quem?? Quem????Ela encontrou o sapinho cururu ( Por essa vocês não esperavam hein, crianças ?) E o sapinho estava lendo uma Bíblia também .

Chapeuzinho muito curiosa parou  e perguntou :

Chapéu ___Ei , sapinho ? Você também  está decorando todos aqueles mandamentos ?

Sapinho __ Eu não, chapeuzinho. Eu estou lendo aqui é que Jesus veio simplificar todos aqueles mandamentos em somente dois .

Chapéu _ Em vez de dez , são dois agora , “tô boba “?

Sapinho __Sabe o que é menina, é que se a gente cumpre esses dois estaremos  cumprindo todos os outros mandamentos que existem .

Chapéu ___Uai , sapinho .. mas quais são esses mandamentos ?

Sapinho __ Presta atenção, Chapéu : o 1º é que devemos amar a Deus de todo o nosso coração , de toda a nossa lama e com todo o nosso entendimento : o segundo é que devemos amar os outros , o nosso próximo como a nós mesmos .

Chapéu _ Quer dizer que se eu seguir esses mandamentos, eu estarei cumprindo com tudo que Deus deseja de mim ?
Sapinho ____ É isso mesmo , menina !!

Chapéu ___ Então agora já sei. Devo amar a Deus acima de tudo, e devo amar o irmão como a mim mesma.

E assim a menina seguiu contente, pois tinha descoberto o novo mandamento .

Enquanto caminhava pela floresta, neste horário quente de verão, vejam só quem apareceu diante da bela menina

Lobo ___Olá ,fofa !! Que saudades de você de aparecer nessa história !!

Chapéu ___Olá seu lobo mal ,  matador de vovozinhas inocentes e de meninas sem defesa , porque agora com essa lei seca , papai não bebe mais e sobrou dinheiro e, com isso, ele comprou esse chapéu novo pra mim e  ficamos  seguros contra  ataque de lobos safados. 

Lobo ___ Hum !!!! continua boboca , como sempre , o que tem isso a ver com aquilo ?

Chapéu ___O que foi que você falou ?

Lobo ___Falei como você está dengosa!!!!Mas,  conte-me ,linda criança , o que faz aqui na floresta ?

Chapéu _Vou levar o titulo de eleitor pra vovó votar no segundo turno  .

Lobo __ Ah , que beleza de democracia . Faz um favorzinho pra mim . Peça a ela pra votar sim, colcar bastante bandido na politica , assim não mais vou morrer pela espingarda do caçador e poderei viver livre pra azucrinar a vida dos porquinhos , a sua . a da vovó … porque só reinará bandidos e safados quando a gente não vota certo rararararah

Chapéu ____Que isso seu lobo , vai saindo sô .. tá me achando com cara de boba ? Eu , hein ,

Lobo __Tudo bem , tudo bem , eu exagerei , mas apresse–se  que está ficando tarde menina e sua vovozinha precisa votar . Vá por esse caminho das flores, é mais perto e muito mais bonito. Assim você chegará com segurança.

Chapéu ___Você acha ? Não está me enganando, não né,seu lobinho ?

Lobo __Claro que sim, meu docinho, quer dizer que não 

Chapéu __ Eu vou acreditar em você , porque aprendi agorinha mesmo que devemos amar nossos semelhantes assim como a nós mesmos .

Narrador – E assim a menina foi embora pelo caminho que o lobo mau indicou .

Lobo __ Semelhantes , semelhantes, vê lá se me igualo a essa raça que precisa  matar seus semelhantes , eu ao menos mato os desiguais , irmão meu , que isso , mato nunca . Mas o importante é que o que manda aqui é a lei da barriga vazia , e eu vou lá é comer aquela vovozinha e depois a chapeuzinho que está ainda mais gordinha .haahahahahaha

Narrador – Enquanto  isso , o lobo chegou mais rápido na casa da vovó e grita

Lobo ____ Vovó, ou vovó!!!! Abre aqui que eu trouxe a urna eletrônica pra senhora votar e ela dá pesada pra danar .

Vovó ___Pode entrar minha netinha. Não precisava trazer a urna era só o  titulo !

Lobo ___Ah, vovó fiquei pensando que a senhora está muito velha, velha demais pra andar por essa mata. Pode  ser que algum elemento perigoso  de arma na mão,  mate-a  antes que possa votar .. Mas vamos lá, que a urna está pesada .

Vovó _____Minha netinha , por que você  está segurando está urna tão pesada ?

Lobo ____( ai , a mesma história de sempre ) é pra te ajudar votar, a  votar melhor , vovó.

Vovó ___Minha netinha , para que está cobrindo o rosto com essa urna tão grande?

Lobo ______ É porque o voto  é secreto, os outros não podem ver  !!!

Vovó _____Mas chapeuzinho, por que você  não trouxe o título  ?

Lobo ___( ou veia chata)  )é porque agora , nessa urna nova não precisa de titulo pra votar

Vovó __Mas ,chapeuzinho , por que ……..

Lobo ____ Pera ai ,vovó ?! A senhora não está mais na idade de ficar perguntando tantos porquês, porque  isso… porque aquilo . Está na hora de eu perguntar pra senhora ;___ a senhora vovó ,  vai votar certo dessa vez ou não ?Vai votar no Partido do Lobão , não é mesmo ?

Vovó __ Uai , menina , claro que eu vou votar é

Lobo __ Fala logo, sua “veia’ 

Vovó __  vou votar é nesse partido não , menino , nem conheço , detesto lobo , imagina !!!!

(Ele joga a urna pra lá e fica grande diante da vovó .)

lobo ____ Então quer dizer que a boa velhinha vai votar é em outro partido que não seja do Lobão  , hein ? Tá querendo despedir do mundo mais cedo é , vovozinha  n!?
Vovó ___ Vou votar no partido para  matar bandido,  meu filho, bandido como o lobo mau … safado como tu       …….soscorrooooooooooooooo

Narrador –Nesse momento, enquanto o lobo investe sobre a vovó num intuito de matá-la , eis que a porta  abre e sabem quem entra ?

Não, não era a chapeuzinho não.. Era o caçador , com sua longa espingarda e sotaque de Indiana Jones .

Caçador ____Pára ai, seu lobo mal , que agora é com as balas da minha espingarda é que o senhor haverá de bater um papinho

Lobo ____Mas o que é isso ? De onde saiu esse ai que não estava na hora dele entrar na história ? E entra já querendo me matar e eu nem comi vovozinha e muito menos chapéu ?

Caçador ____É, mas como a coisa fui invertida , cá estou eu  , eu vou te matar seu lobo malvado .

Narrador –Nesse momento em que o caçador arrumou a mira pra matar o lobo , sabem quem  chegou ???

Não foi a chapeuzinho não!!! Foi o sapo que foi logo dizendo:

Sapinho __Alto lá, seu caçador. Pode parar.Esta criatura é de Deus e quem ama a Deus não ofende os bichinhos, não mata, mas sim os ensina a ser melhores.

Caçador ____Que melhor que nada, vamos é ensinar a ele que o melhor lugar pra um lobo e no fundo do rio com a barriga lotada de pedras e perfurada de balas!

Narrador – Nesse instante sabem quem chega ??? Agora sim… Ela mesma, a Chapeuzinho vermelho.

Chapéu __ Pera ai, seu caçador, pera ai, não mata não… Escutem bem o que eu vou falar: ele é meu proximo :nós devemos amá-lo como a nós mesmos, temos sim, que matar o criminoso que existe dentro dele e salvar o lobo bom  que ele foi um dia. Um lobo que amou a natureza, que foi agradecido a Deus pela vida aqui na floresta. Temos sim, de ensiná-lo a ser melhor.

Lobo ____ É isso mesmo, baixa essa arma, porque se arma adiantasse a história não estaria se repetindo. Todo dia mata, todo dia tem mais gente pra matar.

Chapéu ___ Me dê a chance de ajudar o lobinho a ser melhor, a ensiná-lo a amar todas as coisas e a ser feliz junto com os que agora irão amá-lo .

Lobo ____Bonito, isso, Chapeuzinho. Acho até que vou mudar de lado, em vez de ser lobo mau, eu quero ser agora com sua ajuda um lobo bom .

Narrador –  Crianças… e assim aconteceu . Com o tempo, a menina com muita paciência e amor, ensinou ao lobinho que com  o amor tudo se constrói, tudo se cria e que era preciso, mais do que um  mandamento para que as pessoas entendessem que só o amor nos salva das armas duras do coração. Que é amando a Deus e amando aos irmãos é que vamos entender o quanto vale a pena viver . Tchau !