Ascensão do Senhor

0
10047
Missa com crianças, Ascensão do Senhor

“A Ascensão do Senhor nos recorda que Jesus volta para junto de Deus deixando a promessa do envio do Espírito Santo, para sermos continuadores da sua missão. “

– Missa com criança da semana: Ascensão do Senhor

– Evangelho: Mateus 28,16-20

Acolhida –

Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todas aqui presentes. Sejam todos muito bem vindos.

Hoje vamos ver como foi a ascenção de Jesus ao céu …

Mas o que é ascenção?

Ascenção  significa subida … foi quando Jesus deixou a terra e seus discípulos e subiu as céus … mas, antes de subir Ele deixou uma missão para cada um de nós .. que missão será essa hein,crianças ?( deixem que falem )

Ele quer que propaguemos a boa nova , todos os feitos que Ele realizou e convidar a todos para que o sigam, podendo assim desfrutar um dia do céu… sentados ao seu lado , na grande mesa do Senhor .

Por isso estamos aqui hoje , para celebrar com alegria esse momento de Jesus , onde temos uma missão , aprender com suas palavras e depois levá-la para onde formos , sendo cada um de nós um discípulo vivo.

Vamos todos ficar de é e com alegria cantar o canto de entrada .

Ato penitencial – Como vimos nossa celebração irá nos falar da Ascensão de Jesus aos céus. Ascensão – significa subida. Jesus subiu ao céu

Logo  que Jesus ressuscitou, ele andou por muito tempo ainda  entre seus discípulos, instruindo-os  sobre a missão que eles deveriam continuar, pregando sobre tudo que aprenderam com Ele, como: sobre a  vida nova, o amor uns para com os outros, o perdão, a justiça… depois, Ele subiu aos céus e prometeu um dia voltar. Deu-nos a sua paz e todos nós ficamos aqui, na Terra, com a missão que Ele nos conferiu.

E, hoje, faremos uma comparação com o que estamos fazendo com a nossa missão. Porque todos nós que somos cristãos, somos os herdeiros da missão dos apóstolos, não é mesmo?!

Vamos imaginar  que somos esse balão (mostrar um balãozinho vazio). Quanto mais ações para Deus fizermos, mais e mais o nosso balãozinho irá  encher .( Ir soprando dentro do balão )

Toda vez que eu anuncio Jesus, como Ele me pediu ,pregando suas palavras, construindo um caminho melhor, amando e perdoando aos irmãos , o gás do meu balão vai enchendo ,enchendo de boas ações e assim ele me levará ao céu.

Mas, pode acontecer, crianças que agora que temos esse balão cheinho  do amor de Deus  acontecer algo de muito ruim : sabem o quê ? Sempre vem o encardido, o dono do pecado, aquele que nos faz fazer tudo errado… Ele tem uma agulha, isso… Uma agulha do mal… Então, num gesto típico de quem não presta…  Ele fura nosso balão, depois desse gesto dele, por mais que tentamos melhorar, nossas ações são sempre erradas, como: desobedecer, não vir à missa, ter vergonha de falar de Jesus aos outros, ser preguiçoso, respondão, agressivo, violento..isso faz com que nosso balãozinho murche …murche… Até estourar e não possamos fazer com que ele encha novamente. (aqui simula uma grande agulha do mal, enfie no balão  e faça  com que ele  vá esvaziando aos  pouquinhos até acabar. ou vá estourando os balões)

Então precisamos pedir perdão ao nosso Jesus, pelas muitas  vezes que deixamos o pecado furar nosso balão, pelas vezes em que estamos no caminho certo, nosso balãozinho está ficando cheio, mas nos deixamos enganar pelo pecado, peçamos perdão cantando.

LEITURA – Agora, queridas crianças, ouviremos a nossa leitura de hoje. Nela aprenderemos queassim como Jesus foi concebido pelo Espírito Santo, movido e consagrado por ele, também os discípulos e toda a Igreja receberão a mesma consagração. Vamos ouvir com atenção?

Evangelho –  Jesus hoje, crianças,  ao subir ao céu deixou aos discípulos uma missão, mas não só aos discípulos a todos nós também. Sabem que missão é essa? É anunciar a boa nova, a chegada do Reino de Deus para os que amam a Cristo, por meio da fraternidade, da paz e da justiça. Portanto, ela não se refere somente à vida dentro da Igreja, mas também  a participação na vida da nossa comunidade.
Com alegria todos de pé cantando

Preces –

1. PARA QUE a Igreja e seus Pastores tenham a mesma coragem e sabedoria dos apóstolos para continuar a missão de Jesus no mundo, rezemos ao Deus da vida.

— Enviai-nos, Senhor, vosso Santo Espírito!

2. PARA QUE cresça em nossas Comunidades e em nossas famílias a capacidade de perdoar, acolher e promover a vida rezemos ao Deus da vida.

3. PARA QUE nós, crianças, sejamos grandes anunciadores da palavra de Deus e possamos sempre ter a coragem para prosseguir com a missão confiada por Deus a cada um de nós, rezemos

4. PARA QUE esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos desperte em todas as Igrejas um sério compromisso com a paz e com a justiça entre todos os povos, rezemos ao Deus da vida.

Ofertório – (Vários balões coloridos nas mãos das crianças a serem oferecidos)

E como aprendemos que somos feitos balõezinhos… Que devemos amar e respeitar ao nosso Deus quer oferecer a Ele os balões que somos.

Balões cheios de alegria pra enfeitar a sua vida de pai amoroso
Balões cheios de partilha pra ajudar os irmãos mais necessitados
Irmãos cheios de bondade para dividir com todos que dela necessitam,
Balões cheios de ações que praticamos em nossa vida em nome do amor que sentimos pelo nosso Deus
Balões que nos farão subir, pois estaremos a cada dia celebrando nossa missão, festejando-a com nossos irmãos e cada vez mais ligados ao céu e ao amor de Deus
Balões coloridos representando nossa sinceridade, nosso comprometimento, nosso ânimo, nosso desejo de vencer cada etapa de nossa vida para um dia estarmos todos no céu, sentados na grande   mesa do senhor.
Que o Senhor receba junto ao pão e ao vinho está nossa oferta colorida, bonita feita de amor e de carinho. Amém.
Vamos cantar com alegria o canto do ofertório.

Comunhão – Que alegria, estamos agora como balões voando para nos encontrar com Deus. Corações leves que nos levam ao céu. Vamos receber Jesus, na eucaristia, com entusiasmo, cantando.

Ação de graças – vocês sabiam, crianças, que Maria, mãe de Jesus e nossa também foi levada aos céus pelos anjos de Deus? Ela teve sua assunção. Mas vamos ver o que foi que Maria fez que a fizesse merecer o céu?

Será que Maria era obediente? Será que ela ajudava sua mãe em casa. Era boa e trabalhadeira?

Será que Maria ajudava os pobres, era boa com os doentes, cuidava  de seus pais velhinhos com carinho e paciência?

Será que Maria rezava, falava com o senhor, cuidava do coração com os ensinamentos que ela lia na bíblia, frequentava a missa, estava sempre em sintonia com Deus?

Será que quando Deus pediu a ela pra ser a mãe de seu filho, mesmo sabendo ela que seria criticada, que poderia até ser apedrejada e que as pessoas desconfiariam dela, e mesmo assim ela aceitou?

Será que Maria amava Nosso Senhor? Que tipo de mãe ela foi? Que tipo de esposa ele foi? Que tipo de serva ela foi para Deus?

Pois é, crianças. Maria foi tudo de bom.

E assim ela se encheu da graça de Deus e foi também  foi  elevada aos céus.

Que nós, a exemplo dela, possamos também ser servas e servos  úteis ao Senhor,pois assim estaremos também nos enchendo de sua graça para que um dia possamos fazer parte na comunidade do céu.
Vamos então pedir a ela que interceda por nós, para que possamos um dia estarmos  todos juntos? Vamos fazer isso rezando. Ave Maria…

Historinha para o teatro da semana:

A história do Sheick -Sheick Ricoso

Apresentação em Lâminas: se puder desenhar, ou também pode fazer em desenhos recortados  e projetar no retro como se fossem sombras… Outra opção, se não tiver o retro projetor, é desenhar e ir mostrando os desenhos enquanto se conta  a história

Dizem, segundo as boas línguas, que essa história é verdadeira. Ela aconteceu lá nas Arábias, do outro lado do mundo.

“Naquelas bandas” onde tudo é muito deserto, onde tem muita areia, lá morava o grande sheick -sheick Ricoso, um homem muito rico, mas rico mesmo , mas  coloca riqueza nisso que ainda é pouco .( Dizem que  quando Deus estava distribuindo riqueza ele entrou milhões de vezes na fila pra pegar muito e passar as pessoas pra trás )

Só que ele ficou sabendo que tinha acontecido um fato inédito lá pra suas bandas. Um homem simples, chamado Jesus, que se intitulava rei dos pobres e dos injustiçados, tinha morrido, depois tinha ressuscitado e pra maior surpresa ainda tinha subido aos céus numa nuvem.

Crianças, o Sheick, ficou louco, queria porque queria subir ao céu, pois ele tinha o maior camelo do mundo e o mais rico harém, tinha dinheiro de sobra, tinha tudo e muita, muita areia, muitos montes de dunas, muitos oásis , então ele também  podia subir ao céu quando quisesse , era só ser criativo.  E sabem o que ele fez?

Ah!!!Construiu uma pipa gigante. Era um pipão toda ornada em ouros e tinha inúmeros servos para erguê-la. Foi só dar um apito , seus escravos empurrarem  que  a pipa subiu,  com a certeza que encontraria o céu… Subiu… subiu e o Sheick feliz da vida, achando que o dinheiro o levaria para o céu. estava certo que logo lá chegaria  . Mas que nada, crianças!!! O tempo fechou, tudo ficou escuro, então veio uma chuva enorme, dessas de furar telhado e furou a pipa todinha que virou um bagaço.

O Sheick ficou macho, bravo demais ,  mas não desistiu. Sabem o que ele fez? Ah, ele pensou:  ____Eu tenho tudo que quero , sou o homem mais poderoso do mundo, então eu fiquei sabendo que um tal de Santos Dumont inventou o 14 bis que voa, pois eu vou inventar o 28 bis -bis e quero ver se não alcanço o céu!!!

Mandou seus servos construírem então o 28 bis, que ficou uma belezura. Ele então entrou no seu avião moderníssimo e mandou que os servos o empurrassem até que ele voasse e pudesse o céu alçar.

_ Agora, sim_ dizia ele. Agora vou chegar primeiro do que aquele Galileu lá no céu.

E os servos empurraram, empurraram e nada da avião subir e correram tanto que não viram uma duna de areia solidificada e o avião entrou de bico com  tudo, virando uma lata velha.

Nossa, gente, precisavam ver ,  o Sheick Ricoso ficou roxo de raiva.

Mas como vocês já sabem, ele, por ser um Sheick chique, não desistiu .Então mandou construir um balão. Isso! Um balão bem colorido o levaria ao céu, mais depressa do que qualquer outro meio.

E lá foi ele  subindo, subindo naquele balão tão lindo,… estava se achando , pensando ser mais que Deus … e não é, crianças que veio um pássaro e gostou da cor do balão? Pois é, pousou, olhou ,se enamorou e sabem o quê? Deu uma baita bicada no balão que se furou e foi esvaziando, esvaziando até cair no chão.

É seu Sheick, “tá “difícil chegar ao céu, hein? Estou achando que desse jeito o senhor nunca vai o céu alcançar.

Mas que nada… lá estava ele agora, reinventando um modo de ir ao céu.

Sheick _Ah, vocês acharam que eu iria  desistir ,não é mesmo? Pois eu sou um homem poderoso, tudo eu posso, pois eu vou chegar o céu, caso o céu queira ou não!

Construiu então umas asas gigantes. Preparou-se todo, subiu numa das mais altas montanhas e batendo as asas, batendo sem parar, se jogou lá do alto, pensando em ir pra cima,em subir , alcançar ao alto através de suas poderosas asas ,  mas com seu corpo pesado , carregado de riquezas , logo , logo ele  foi  caindo , caindo …

E… ploft… Pobre homem rico!!!! Rachou todinho lá nas areias quentes do deserto.

Por um tempo, o Sheick ficou pensando em como poderia o céu alcançar…

Foi nesse meio tempo que surgiu, lá elas bandas do areião das Arábias, o Circo do Foguetão. É isso, mesmo! Lá tinha um foguete que diziam levar às pessoas às alturas , até o céu. O foguetão do circo  prometia horrores.

Pronto, foi só o Sheick  Ricoso ficar sabendo que ele foi o primeiro. Comprou o circo e se colocou no foguete. Estava pronto pra ir ao céu.

Sheick_
 Bom, agora é só chegar ao céu e comprar esse lugar só pra mim, só eu mereço ter o céu.

E em pouco tempo, lá estava ele voando como um louco em direção ao céu. Mas que nada , ele subiu , subiu e depois começou a cair, cair, cair e se afundou nas águas poucas de um dos seus oásis.

Mas foi ai que ele encontrou um homem, de aparência simples, porém de palavras doces que disse a ele que só tinha um meio de se chegar ao céu e ele ,conhecia bem esse caminho, porque ele morava lá.
O Sheick disse que ele já tinha tentando de tudo, construiu uma pipa gigante, que nada! Construiu um 28 bis e nada! Um balão e nada, umas asas e nada, nada!!! E até o foguete, bilhete garantido, tudo em vão, mas que faria qualquer coisa pra merecer conhecer esse tal céu.

Pois .então .o homem disse a ele que a única coisa que nos leva ao céu  é um coração leve, livre e que seu combustível era o amor. Mas que era preciso aprender a dividir o que ele tinha, a ser generoso, bom  com todos que o cercavam, que quanto mais ele fosse bom e caridoso, mais combustível ele teria pra ir para o céu;

E crianças, vocês acreditam que o Sheick, mudou de vida???É, deixou de ser Sheick e se tornou um homem bom, caridoso e seguidor das palavras daquele mestre do oásis e viveu assim até o final de sua vida  e…. vejam só! Estão vendo o que eu estou vendo?

Pois é isso mesmo, lá na janela do céu, vejam se não é o Sheick Ricoso e Jesus? Crianças, ele conseguiu, ele conseguiu no céu chegar…

E assim, crianças, a gente aprende que  a única coisa que nos fará conhecer o céu e estarmos juntos de Jesus é um coração que tem, como combustível, o amor
Compromisso da semana: texto

Fonte de pesquisa (preces e leituras) – www.homilia.com.br

Imagem e Compromisso da semana (preces e leituras) – www.paulus.com.br