Assunção de Nossa Senhora – Ano A

0
1512
Assunção de Nossa Senhora

” No céu Nossa Senhora continua intercedendo por nós e por toda a humanidade, para sermos perseverantes na fé e fiéis no seguimento de Jesus.”

– Missa com criança da semana: Assunção de Nossa Senhora

– Evangelho: Lc 1,39-56

Maria, servidora do evangelho

A solenidade da Assunção nos recorda que Maria foi elevada ao céu para viver eternamente ao lado de seu Filho. É o coroamento de toda a sua vida de amor e doação a serviço do evangelho. No céu ela continua intercedendo por nós e por toda a humanidade, para sermos perseverantes na fé e fiéis no seguimento de Jesus. Hoje recordamos todas as pessoas que seguem o Senhor na vida religiosa consagrada.

Acolhida – Boa noite,minhas crianças , boa noite a todos aqui presentes … hoje celebramos a festa de Assunção de Nossa Senhora aos céus … Mas será que vocês sabem o que é assunção? Assunção significa subida … elevada aos céus .

Então é só juntar , se é a festa da Assunção de Nossa Senhora , quer dizer que ela foi levada ao céu ? Mas como foi que isso aconteceu ?

Como todos nós conhecemos algo sobre a vida de nossa senhora , sabemos bem que sua vida não foi nada fácil . Vamos ver o por quê ?

Maria contava com 50 anos quando Jesus a ascendeu aos Céus e, já ela já  tinha sofrido tanto  com as dúvidas do seu esposo querendo saber de quem era o filho , o abandono e pobreza de Belém, a fuga sem absolutamente nada para o  Egito, a perda prematura do Filho com 33 anos ,o ódio e perseguição das autoridades que queriam destruir tudo que lembrava Jesus , a Paixão, o Calvário, a morte do Filho, embora tanto sofrimento,não criou nessa nossa mãezinha nenhum sentimento ruim , ela aceitou a missão e a levou em frente até que seu filho a mandasse buscar …

Maria morreu, mas  seu corpo foi levado para o céu pelos anjos …não estando em nosso meio , mas junto a Deus no céu …  E, é, por isso que ela vela, cuida de todos nós, porque é um santa sem pecado , que aceitou a missão, não a renegou … soube dizer sim para Deus por toda a vida .

Queremos no espelhar nessa mãe que nos ensina o caminho da eternidade .

De pé com alegria vamos cantar saudando Maria, mãe de Jesus .

 Ato penitencial –  Vejam só quantas pipas , aonde é que as pipas gostam de ficar ? Quem sabe me dizer ?

Todo pipa procura pelo céu, não é ? Nossa Senhora foi para o céu como uma pipa , subindo , subindo até entrar pelas nuvens e desaparecer , só que essa pipa se sobe some , porém Maria subiu e está no céu, do ladinho de Nosso Senhor  .

Então, nesse momento de pedir perdão , vamos  refletir sobre os  nossos muitos erros para com nosso Deus … diante de Maria, que foi uma mulher sem pecado e que nos ensina a sermos humildes , obedientes e procuramos sempre o bom caminho . Que cada  pipa dessa nos lembre nosso compromisso de não errar aqui na terra , de tentar  mudar de vida , de oferecer ao Pai nosso desejo  de reconciliação … para que possamos um dia ser também acolhidos por Ele no céu, junto com nossa mãezinha . Por isso as pipas vão ficar no alto para lembrarmos de nosso compromisso para com Deus . Vamos cantar pedindo perdão.

Leitura – Com respeito que devemos ao nosso pai , vamos fazer silêncio e meditar sobre a leitura que ouviremos agora .

Aclamação – Maria visita sua Prima Isabel … que alegria o encontro das duas . E ela nos convida a nos encontrarmos com ela também na presença de seu filho Jesus todos os dias , celebrando com Ele nosso compromisso e  nos lembrando de sua herança de amor e perdão

Todos de pé vamos cantar o canto de aclamação .

Ofertório (Preparar uma lâmina, ou cartaz, onde Nossa Senhora, sobre uma nuvem, esteja segurando vários corações, como se estivesse puxando-os para o céu. As crianças irão dizendo que sentimentos gostariam de ofertar a Deus. Então, escrevam em cada coração e ao final puxem a lâmina dando alusão que ela está subindo  com Maria )

Como vocês acabaram de ouvir, Deus nos oferece tudo que Ele tem de bom, nos deu Maria, nos deu seu filho Jesus, nos deu os santos e nos dá seu amor. Se Deus é tão amoroso e nos oferece esses presentes valiosos ,precisamos retribuí-lo, não é mesmo ?

Então este é o momento certo pra gente abrir o coração e colocar diante do Senhor as nossas ofertas.

Aqui, nesta lâmina, estão muitos coraçõezinhos esperando receber as ofertas de cada um de vocês… Corações que representam os nossos corações e dentro deles vamos escrever  as nossas ofertas.

Esses corações irão subir, como a nossa mãezinha hoje subiu , enfeitando o céu de nosso Deus com tanta alegria transformada em ofertas que iremos agora oferecer.

Então, crianças, o que podemos oferecer ao nosso Deus? (À medida que falarem e ir anotando na lâmina)

Junto ao pão e ao vinho que nossas ofertas, possam ser acolhidas pelo nosso Pai do Céu que as transformará em mais um tijolinho na morada eterna, nos fazendo estar cada vez mais próximos dele e de Maria também.

Vamos todos cantar com alegria o canto do ofertório.

Preces da comunidade

PELA SANTA IGREJA, para que, inspirada no canto do Magnificat, se mantenha sempre fiel às promessas do Senhor, rezemos ao bom Deus.

— Pela intercessão de Maria, atendei-nos, ó Senhor!

2. PELO Papa, pelos bispos, presbíteros, diáconos e agentes de pastoral, para que, impulsionados pelo Espírito Santo, coordenem e animem o povo do Senhor, rezemos ao bom Deus.

3. POR TODOS as famílias, para que através da intercessão de Maria , possam se espelhar na grandeza da família divina , onde respeito , carinho e amor mútuos sejam a base de tudo , rezemos ao bom Deus

  1. PELOS RELIGIOSOS E RELIGIOSOS que tudo deixaram por causa do Evangelho, a fim de que possam, com liberdade, proclamar a grandeza de Deus a partir de seu carisma congregacional, rezemos ao bom Deus.

5- Por todas as crianças para que se sintam em Jesus o testemunho de bom filho que ele foi para Maria e também possam ser bons filhos para seus pais, rezemos ao nosso bom Deus.
Ação de graças – Agora , crianças , vamos relembrar bem o que hoje aprendemos :

Hoje vimos que Deus tinha uma enorme preocupação  em encontrar uma solução para o  mundo , então o que Ele fez ?Eu imagino que Ele pensativo lá no céu recebeu a visita do anjinho Gabriel que  vendo a tristeza de Deus resolveu ajudá-lo . Deus lhe disse da ideia que teve em  mandar pra terra um filho , um filho que pudesse levar até todos os povos a salvação , mas que  precisaria encontrar uma mulher com todas as qualidade que o mundo estava precisando .

O anjinho então pediu a Deus que ele pudesse criar tal mulher . Imagino até ,  crianças, que ela foi criada com a doçura no falar, a ternura no olhar, dotada de toda alegria ,  um coração carregadinho de alegria e completamente formada no amor e na aceitação .. assim deveria ser a mãe do filho de Deus e assim , depois de muito trabalhar na grande obra , ela ficou pronta , cresceu , ficou mocinha e o  anjinho reconheceu sua obra divina .  Então, crianças, Deus a nomeou a escolhida, a mãe do senhor . Ela cumpriu bem sua missão, foi amor, ternura e acolhimento.

Um dia Deus teve saudade dela e ela teve saudade do céu  . Nesse dia, ela deixou a terra , morreu como todos nós , mas vocês  acham que Deus a deixou ? Não… Ele enviou anjos que entre nuvens e um vento leve e brincalhão levou Nossa Senhora do chão para o  céu então .  É essa subida que hoje celebramos.  Nossa Senhora, a escolhida, foi elevada aos céus pelo seu grande papel de mãe, pelo seu sim , por ter amado demais .

Cantar – Nossa senhora nos dê a mão

 

Historinha para o teatro da semana:

A menina que queria conhecer o céu

(Lâminas deverão seguir a proposta ao lado. Deverão ser confeccionadas somente em sombras, para que o retro possa projetá-las. As imagens de sombras ajudam quem não tem habilidades para desenhar, pois podem ser copiadas de livros).

 

Gente, como vocês viram Maria conseguiu encontrar o céu pela sua bondade. E nós? Como é que iremos alcançar o céu para podermos sentar bem pertinho de nossa mãezinha querida? Acho que me lembrei de uma historinha de uma menina que queria conhecer o céu, vamos ouvi-la?

 

Existia uma menina muito linda

Que tinha um grande desejo                     menina e o cenário

Queria conhecer o céu

Queria estar naquele lugar

Queria ver Jesus, seu amigo.

Queria com Deus poder estar

 

Só não sabia como lá chegar

Quem sabe se ficasse bem alta?        Menina voar, idéia.

Ou, quem sabe voar?

Para o céu encontrar?

 

Mas como poderia pobre menina

Se não sabia voar?                              Menina pular

Não podia erguer do chão

Mal saia do lugar

 

Pensou em subir na escada!!!

Pensou ficar bem alta!!!                             Escada

Mas, por mais que subisse.

Notava que não dava certo

Sua invencionice

 

Mas um dia,

Quando estava a meditar

Ouviu do vento amigo                              menina e vento

Uma nova forma,

De o céu encontrar

 

Soprando fininho

Bem em seu ouvidinho

Disse a menina                                         menina

Que era só fechar os olhinhos

E imaginar e imaginar

Que tudo que ela imaginasse

Ela poderia se transformar

 

Bem, a menina então.

Como queria o céu conhecer

Imaginou ser uma pipa                  menina, idéia, transformando.

Pra voar pelo céu

E a Deus poder ver

Contudo, achou que seria difícil.

Mas não desistiu

E fez tanto esforço

Um esforço tão grande                                   pipa

Que pra surpresa de todos

Virou uma pipa gigante…

 

E pelo ar subiu… subiu

Voando pelo imenso anil

Mas veio um vento forte

Soprando de sul a norte                     kabrum

A pipa não agüentou

E toda se rasgou

 

A menina como era muito inteligente

Pensou logo em seu problema resolver

Ficou imaginando o que queria ser                   menina e balão

Era fácil, estava à mão.

Transformou-se num balão

 

E pelo ar foi subindo

Colorido, lindo

Achando ser o tal

Mas quando o ar ficou quente                               fogo

Buuummm!! Foi um estouro fatal.

Lá se foi o balãozinho

Pro chão afinal

 

Tão logo chegou ao solo

Quis nuvem se tornar                         menina e nuvem

No modelo de algodão

Bem fofinho a flutuar

 

 

Lá em cima

Bailando sem parar

Achou a menina

Que no céu iria chegar

Iria ver Jesus

Poder a ele abraçar

Poder dizer de seu amor

Poder com ele ficar

 

Mas sem que percebesse

A nuvem foi se desfazendo

Foi ficando fininha… Fininha

Até se tornar uma tirinha

 

Pobre menininha!!!

Tão pequenina

Mas de uma coragem gigante

Quis tentar de novo                           menina, sol e fogo.

Em sol se tornou

Mas como era muito quente

Logo desanimou

 

Virou estrela… Tão bonita

Tão brilhante!

Talvez do céu a mais elegante       estrela parada só brilha

Mas nada de voar

Ficava ali parada

Sem sair do lugar

 

Pensou em ser foguete

Quem sabe ser um cometa?

Com cauda de luz e tudo…

Cortando ligeiro o ar

Até o céu alcançar

Mas como cometa                         foguete, cometa.

Não tem destino

Gosta só de vagar

Não tem lugar certo

Não sabe onde parar

 

Então a menina triste

Pôs-se a chorar

Nunca… Nunca o céu poderia alcançar         menina, igreja e o padre.

Foi quando lembrou da igreja

Das palavras do padre no altar

_ Se quer conhecer a Cristo

Seu coração tem que mudar

 

 

Então a menina

Começou a pensar

Pensou e pensou tanto

Que se transformou em coração                    menina, idéia coração feio.

Enxergou tanta sujeira

Tanto peso, tanto pecado.

Que agora compreendia

Porque ela nunca subia

 

Com as palavras santas do padre

Seu coração quis mudar

Retirando toda sujeira                                    padre

Colocando bondade e amor no lugar

 

 

E aquela menina linda

Que tanto sonhava o céu conhecer

Pode sentir-se leve

Com um coração de asas                  coração e menina

Pronto para de Deus

Receber as suas graças

 

E como pássaro livre

Pelo céu a voar                                        pássaro

Teve então a sensação

De finalmente o céu encontrar

 

 

Então… Esteve com Deus

Nos braços do Pai                           mão, menina.

Sentiu que ali era o céu

 

 

E em sua mão de seda

A menina se entregou

No seu carinho de pai

A menina aconchegou                        amor

Sua mão poderosa a embalou

Fazendo-a sentir

Que nas mãos do Senhor

Só existe amor!!!

Compromisso da semana: No exemplo de Maria, encontramos estímulo para servir a Deus e aos irmãos e irmãs.

 

Fonte de pesquisa (preces e leituras) – www.homilia.com.br

Imagem e Compromisso da semana (preces e leituras) – www.paulus.com.br